Depois de anos de crescimento rápido e notório, principalmente de clientes pré-pagos, as operadoras de telefonia móvel estão mudando o foco: ao invés de expandir sua base de clientes, estão buscando elevar suas receitas com a venda de pacotes de dados e aumentando o número de linhas pós-pagas. As operadoras móveis já perceberam que uma grande base de clientes não necessariamente se traduz em resultados financeiros positivos no final do dia. Essa constatação levou a uma mudança radical de estratégia: elas estão focando na rentabilidade.
Dentro deste novo mundo de serviços de dados, as operadoras devem garantir a qualidade e assertividade dos serviços, gerando receitas para os produtos nessa linha de negócios. No entanto, quais os problemas e desafios podem surgir nesse novo mundo?
– Interação entre uma variedade de sistemas de faturamento e elementos de rede para gerar uma fatura nica;
– Aumento do número de pontos de distribuição de rede e a introdução de aplicativos online e serviços de conteúdo;
– Vários programas de fidelização, descontos, benefícios e planos de preços para recompensar os clientes;
– Um grande número de pacotes de produtos com ofertas e planos de preços distintos.
E os desafios não param por aqui. Além dos problemas operacionais que resultam do aumento da concorrência, as operadoras devem oferecer planos de tarifação flexíveis que permitam o desenvolvimento de novas campanhas de marketing e introdução de serviços competitivos para o mercado. A oferta de novos serviços e modelos de precificação estão colocando cargas de trabalho sem precedentes em sistemas de faturamento e obstruindo a capacidade dos prestadores de serviços para maximizar as receitas.
Nesse cenário, é obrigatório que as operadoras executem processos consistentes e contínuos de garantia de receita para os vários processos de tarifação e de faturamento. Isso pode ser conseguido através da automatização de validação dos registros já tarifados nos diferentes sistemas de faturamento associados com interconexão, utilização e roaming. Algumas sugestões de verificações automatizadas incluem as seguintes:
– Tarifas recorrentes (plano mensal) são aplicadas corretamente;
– Os descontos são aplicados corretamente;
– Os impostos são calculados corretamente;
– Outras regras de faturamento foram devidamente aplicadas;
O sucesso dessas verificações exige ferramentas flexíveis e robustas para garantir a qualidade dos processos de tarifação, controle de receita e vantagem competitiva. A partir daí, o sorriso dos acionistas é garantido.