Em breve, um shopping de São Paulo lançará seu aplicativo móvel para Android e iOS que incluirá uma novidade para o mercado brasileiro: navegação indoor. Isso significa que seu visitante poderá acompanhar em um mapa, dentro do aplicativo, a sua posição no shopping e traçar rotas para visitar as lojas desejadas. Na saída, poderá ser guiado até a vaga onde estacionou o carro. A iniciativa está em fase de testes e foi desenvolvida pela brasileira MapMkt usando tecnologia da francesa Pole Star. A previsão de lançamento é para as próximas semanas, quando o nome do shopping será divulgado.

Como o sinal de satélite perde força em ambientes fechados, a localização indoor utiliza a triangulação de pontos de acesso Wi-Fi, assim como dispositivos Bluetooth de baixa energia (Bluetooth 4.0) e os próprios sensores dos smartphones (acelerômetro, giroscópio, bússola etc). A solução aproveitará os hotspots Wi-Fi instalados pelo shopping, com acesso gratuito para os visitantes. A navegação, contudo, não depende da conexão à Internet, pois o mapa fica todo guardado dentro do app. Os dispositivos Bluetooth 4.0, chamados de "beacons", ou "marcadores", ainda aguardam a homologação pela Anatel para serem usados no mercado brasileiro.

À primeira vista, traçar uma rota direta às lojas desejadas pode parecer contraproducente para um shopping, cujo objetivo é que o consumidor circule por seus corredores e faça mais compras do que o planejado. Mas Paulo Hartmann, sócio-diretor da MapMkt, entende que a navegação indoor se tornará um diferencial para os shopping centers no futuro, cujo mercado está cada vez mais acirrado. Ele lembra especialmente os dias que antecedem datas comemorativas, em que os shoppings ficam lotados: se o cliente consegue comprar rapidamente o que deseja, abre uma vaga no estacionamento para um novo consumidor entrar.

Plataforma

A MapMkt desenvolveu uma plataforma de navegação indoor, usando a tecnologia da Pole Star e de outras companhias. A solução será instalada de maneira personalizada para cada local e cobrada como um serviço. Haverá um módulo de análise de fluxo de pessoas, que vai auxiliar os locais a planejarem melhor seus espaços. Também está em desenvolvimento um módulo de mobile marketing, para envio de cupons promocionais de acordo com a localização do consumidor, e outro de realidade aumentada.

A mesma tecnologia da Pole Star é adotada hoje em alguns shoppings e lojas de departamentos franceses, como a Printemps, e foi usada recentemente no Paris Air Show, uma das maiores feiras de aviação da Europa, como demonstra esse vídeo no YouTube.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!