A empresa portuguesa IT People desenvolveu uma plataforma para facilitar a criação de campanhas publicitárias envolvendo realidade aumentada a partir de dispositivos móveis. Batizada de Next Reality, a solução permite que qualquer empresa ou agência de marketing crie interações de realidade aumentada, que podem ser incluídas em apps móveis. O que mais chama a atenção é o modelo de negócios da empresa: a solução é vendida como um serviço com cobrança anual equivalente a R$ 10 mil para uso ilimitado. Ou seja, enquanto estiver adimplente, o cliente pode utilizar a Next Reality para produzir quantas campanhas quiser com realidade aumentada, independentemente da quantidade de imagens. A empresa participa esta semana do Rio Info, evento de TI realizado no Rio de Janeiro, em busca de potenciais parceiros de negócios no Brasil.

"A Next Reality é um canal de comunicação digital, para criar a ponte entre o consumidor e a marca. É mais do que uma plataforma de realidade aumentada", explica o CEO da IT People, Eduardo Vieitas. A tecnologia usada pela empresa permite tanto o reconhecimento de imagens 2D quanto objetos em 3D. As imagens-alvo e o resultado da interação podem ser guardados no app, para que a ação prescinda de conexão à Internet, ou, se o cliente preferir, podem ficar na nuvem.

Recentemente, foi feita em Portugal uma campanha do uísque Chivas em que a imagem real do produto, ou seja, a garrafa, servia de gatilho para a interação, através e um aplicativo móvel chamado Cool Drinks.

Segundo Vieitas, mais de 15 mil pessoas já baixaram apps que usam a solução Next Reality, a maioria delas em Portugal.