Em uma pesquisa realizada pela Appcelerator com 804 empresas de várias regiões do mundo, 85% das respondentes não têm um líder ou executivo de mobilidade e não pretendem contratar para essa área específica. A responsabilidade de uma área de mobilidade dentro das empresas ainda é incerta, mas isso não significa que elas não vão investir no setor. Do total de companhias, 46% pretendem investir em uma plataforma de testes mobile e 40% querem investir para abrir APIs móveis específicos. Outras áreas citadas para investimento foram o gerenciamento de aplicações móveis, loja de aplicativos corporativos, dispositivos móveis para os funcionários e plataforma de desenvolvimento de apps.
Metade das empresas está planejando desenvolver um aplicativo para os funcionários nos próximos seis meses, enquanto 40% querem desenvolver de dois a dez apps B2E (business-to-employee). No segmento de aplicativos para consumidores, 48% das companhias pretendem lançar de dois a dez aplicativos até o final do ano. No setor business-to-business a mesma quantidade de apps está no planejamento de 41% das empresas. No entanto, o maior desafio citado para entregar os aplicativos é o número de sistemas operacionais suportados pelas empresas: mais de 60% delas trabalham com três ou mais sistemas.
As empresas foram entrevistadas em agosto de 2013 e são das áreas de telecom, TI, mídia, entretenimento, finanças, farmácia, varejo, engenharia, educação, governo, entre outras. A maioria delas são da América do Norte (60%), seguidas da Europa (21%), Ásia-Pacífico (11%), América Latina (7%) e África (1%).