O hábito de oferecer e pegar carona no Brasil deveria ser mais estimulado nas grandes cidades, como um complemento a políticas de melhoria do trânsito. Agora, a tecnologia pode dar um empurrãozinho nesse sentido. Um grupo de jovens empreendedores de Alagoas desenvolveu um serviço para facilitar o encontro entre quem oferece e quem pede carona no Brasil. Para vencer o medo que muita gente tem em relação a essa prática, o serviço usa o Facebook: são conectadas apenas pessoas que sejam amigas ou amigas de amigos dentro da rede social, o que confere mais segurança. O serviço, batizado como Carona, é gratuito e passou por um primeiro teste via web (www.carona.cc). Em outubro começará o teste beta com uma versão móvel para Android e iOS. Paralelamente, a start-up está em processo de formalização como empresa, que também se chamará Carona.

"Nosso público-alvo são os universitários. Em Maceió, muita gente que estuda na UFAL cruza a cidade, da parte baixa para a parte alta, todos os dias", explica Ray Veloso, um dos sócios da start-up. Assim que o app for lançado, a empresa fará uma campanha junto aos estudantes da capital alagoana.

A proposta é simples. Quem oferece carona informa no site ou no app os endereços de origem e destino, além do dia e do horário de saída e quantas vagas têm no carro. E quem precisa de uma carona faz o mesmo. O serviço então cruza essas informações para encontrar rotas em comum entre motoristas e caroneiros, desde que estejam a até dois graus de distância no Facebook. Se o cruzamento for bem sucedido, o motorista recebe uma notificação em seu celular com um link para o perfil do candidato a passageiro no Facebook. O motorista pode aceitar ou não a carona. Se concordar, o passo seguinte consiste em combinar um local e horário de encontro.

Pelo app, passageiros e motoristas poderão acompanhar a localização um do outro no mapa, pouco antes do horário combinado para a carona. Depois da corrida, um poderá avaliar o outro, dentro do app. Abre-se portanto um espaço para a criação de promoções que valorizem os melhores motoristas e os melhores caroneiros.

Em uma segunda versão do app, o serviço será capaz de identificar caronas que fiquem ao longo do caminho do motorista. Por enquanto, são cruzados apenas os trajetos em que motorista e passageiro têm como destino o mesmo bairro.

O serviço é gratuito. A Enjoy pretende monetizá-lo através de marketing, procurando empresas que se interessem em associar suas marcas com a iniciativa. "Um posto de gasolina poderia oferecer desconto para os motoristas, por exemplo", diz Veloso.

Análise

O sucesso deste app vai depender da sua capacidade de atração de público e da manutenção de um equilíbrio entre a oferta e demanda de caronas. Se faltar gente ou se houver um desequilíbrio para um lado ou para o outro, pode haver uma sensação de frustração entre as primeiras pessoas que testarem, o que atrapalharia a popularização por meio do boca a boca.

Na Google Play há um outro app de carona brasileiro, chamado "Amigo Carona", com proposta similar, mas que ainda não atingiu 1 mil downloads. Vale lembrar que o Waze recentemente incluiu a funcionalidade de carona, mas, neste caso, ela serve apenas para ver no mapa onde estão o passageiro e o motorista: não se trata, portanto, de um serviço de match-making entre motoristas e caroneiros.

Banner de digulgação do serviço

 

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