O Nokia Lumia 1020, novo aparelho top de linha da Nokia, chegou ao Brasil. O produto tem como principal diferencial a câmera, dotada de lentes Carl Zeiss e sensor de 41 MP que permite tirar fotos com resoluções de 34 ou 38 MP, dependendo da proporção da imagem (4:3 ou 16:9, respectivamente). A versão com 32 GB de memória interna será vendida ao preço de R$ 2.399 nos canais da Nokia. Outra, com 64 GB, é exclusiva da Vivo e terá seu preço anunciado em breve pela operadora.
O Lumia 1020 é o primeiro modelo da Nokia com sistema operacional Windows Phone a contar com o sensor de 41 MP. A novidade havia aparecido pela primeira vez no Nokia Pure View 808, lançado em fevereiro de 2012 com a plataforma Symbian, agora descontinuada.
Todas as fotografias tiradas com o Lumia 1020 são gravadas em duas versões: uma com resolução cheia e outra com 5 MP, para facilitar o compartilhamento. Cada pixel da imagem menor, contudo, é criado a partir da compressão de 7 pixels da imagem original. "Isso gera uma imagem de 5 MP com mais qualidade que o comum", explica Fernanda Camargo, gerente de produtos da Nokia. Outro diferencial é a presença de um flash Xenon, cuja luz deixa as fotos menos artificiais.
O aparelho traz embarcado um software de fotografia chamado Nokia Pro Camera, que possibilita o uso de recursos típicos de câmeras profissionais, como controle da velocidade do obturador, o grau do ISO, a exposição à luz medida por um fotômetro, dentre outros.
A Nokia trouxe para o Brasil também o "camera grip", um acessório desenhado especialmente para o 1020 que consiste em uma capa que traz uma bateria extra e deixa o telefone com aspecto de uma câmera fotográfica, o que inclui um botão dedicado para acioná-la.
Completam as especificações do Lumia 1020: tela AMOLED WXGA de 4,5 polegadas, sistema operacional Windows Phone 8, processador dual-core 1,5 GHz Snapdragon, 2 GB de RAM, compatibilidade com 4G brasileiro, câmera frontal de 1,2 MP, NFC, Wi-Fi e Bluetooth. O Lumia 1020 será importado e não há planos de produzi-lo no Brasil no futuro.
925
A Nokia anunciou também a chegada do Lumia 925, que substituirá o Lumia 920 e passará a ser o segundo top de linha em seu portfólio, atrás do 1020. As diferenças do 925 para o 1020 são a câmera de 8,7 MP, a memória RAM de 1 GB e a memória interna de 16 GB. Além disso, usa alumínio em seu corpo, o que o deixa mais fino (8,5 mm de espessura) e mais leve. O 925 será fabricado em Manaus.
Histórico
A Nokia tem um histórico de inovações em câmeras de celulares. Foi uma das primeiras a acoplar uma câmera a um telefone móvel, o Nokia 7650, em 2002. Mais tarde, adotou lentes Carl Zeiss em seus aparelhos, começando pelo N90. Depois, com o N8, incluiu o flash Xenon. E ano passado lançou o 808 Pure View com sensor de 41 MP.