Quatro jovens brasileiros diabéticos vão subir o Everest monitorados por um serviço de m-heath da Vivo. A expedição sairá de São Paulo nesta sexta-feira, 18, e terá como destino o acampamento-base da montanha mais alta do mundo, a 5.350 metros de altura. O grupo será liderado pelo alpinista espanhol Josu Feijoo, que faz parte do projeto "Diabéticos sem fronteiras". No ano passado ele comandara uma expedição similar ao Everest com jovens diabéticos espanhóis.
Os quatro brasileiros receberão um kit composto por um tablet com o aplicativo do serviço de monitoramento e um glicosímetro digital, que se comunica via Bluetooth com o tablet, enviando os dados coletados a cada medição de glicose. O grupo levará consigo um roteador Wi-Fi que se conecta à Internet via satélite – única tecnologia de acesso possível no Everest. Os dados dos jovens serão analisados por uma equipe médica da Axismed, empresa de monitoramento de pacientes com doenças crônicas e que faz parte do grupo Telefônica. Esses profissionais enviarão alertas e recomendações personalizadas para cada um dos alpinistas. A Telefônica/Vivo pretende lançar comercialmente um serviço desse tipo no Brasil no começo de 2014.
Os quatro jovens brasileiros que participam da aventura são: Leticia Socoloski (21 anos e natural de Cachoeirinha/RS); Viviane Tatsch Alano da Silva e Rodrigo Ferreira (26 anos e 31 anos respectivamente, ambos de Porto Alegre/RS), e Tomás da Silva Boeira (20 anos e residente em Igrejinha/RS). Todos têm diabetes Tipo 1 e amam esportes.
Foto do grupo que escalará o Everest