O Taxijá, serviço brasileiro de chamada de táxi através de aplicativo para Android e iOS, incluiu em sua versão para iPhone a possibilidade de pagamento da corrida através de cartão de crédito. Para tanto, basta o consumidor cadastrar os dados do seu cartão uma única vez. O pagamento é revertido depois pela empresa para a conta do motorista.
Outra novidade importante: o Taxijá decidiu isentar os taxistas do pagamento da taxa de R$ 2 por corrida até o fim da Copa de 2014. Isso vale tanto para os antigos quanto para os novos motoristas que aderirem ao Taxijá em todas as cidades onde o serviço está presente: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba e Barueri. O objetivo é fidelizar os taxistas que fazem parte da rede e atrair outros. No momento, 9 mil motoristas usam o serviço do Taxijá.
Análise
As empresas de chamada de táxi precisam, ao mesmo tempo, agradar a dois públicos distintos mas que necessitam um do outro: passageiros e motoristas. Um não existe sem o outro. É preciso ter muitos motoristas para atrair passageiros a usar o app. E vice-versa. Só que às vezes agradar a um lado pode significar desagradar ao outro. A maior dificuldade é manter um certo equilíbrio entre oferta e demanda, para não gerar frustração em nenhum dos lados.
Um complicador nesse negócio reside na intensa competição que se desenhou nas grandes metrópoles brasileiras. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, há diversos serviços similares. A diferenciação se torna fundamental, para se destacar. O pagamento por dentro do app ainda é hoje uma vantagem, porém, mais cedo ou mais tarde, se tornará padrão na maioria dos serviços existentes.