A finlandesa F-Secure espera lançar no Brasil no começo de 2014 o seu novo serviço de armazenamento em nuvem para o consumidor final, o Younited. Para suportar a demanda, a empresa deve montar um data center na América Latina, disse o presidente da F-Secure, Christian Fredriskon, em visita ao Brasil esta semana. Será o seu primeiro data center na região. A F-Secure mantém outros cinco data centers ao redor do mundo.
Tal como faz com seus serviços de antivírus e segurança móvel, a F-Secure formará parceria com operadoras de telecomunicações para vender o Younited. A diferença é que dessa vez será um produto co-branded, e não white label, como costumava fazer. Dez operadoras estrangeiras já fecharam contratos para vender o serviço.
Apesar de reconhecer que a competição no mercado de personal cloud é grande, Fredriskon destaca duas vantagens do seu produto: ser visualmente mais atraente e simples de usar; e ter sido desenvolvido na Finlândia, país que conta com algumas das leis mais restritivas em relação à proteção da privacidade de dados pessoais. O executivo entende que o recente escândalo da NSA favorece serviços de fora dos EUA. "Nunca tivemos e nunca construiremos um backdoor para nenhum governo e para nenhuma agência de segurança", garantiu.
Na Europa, a F-Secure está oferecendo o Younited de graça com 10 GB de espaço até o fim do ano – após esse prazo, o limite baixará para 5 GB. O pacote com 200 GB custa 74,99 euros por ano e o de 500 GB, 120 euros por ano.