Se os brasileiros precisassem escolher um único aplicativo para terem em seus smartphones, o preferido seria o WhatsApp, revela uma pesquisa realizada pela Qualcomm em agosto. O WhatsApp roubou o primeiro lugar do Facebook, que tinha a liderança no começo do ano, na edição anterior da mesma pesquisa, e agora ocupa a terceira colocação
Uma surpresa foi o segundo lugar conquistado pelo WeChat, app de mensagens que entrou no Brasil há poucos meses. A explicação para esse resultado estaria no fato de a pesquisa ter sido realizada justamente no período em que o WeChat veiculou um comercial na TV em horário nobre e que era estrelado pelo jogador Lionel Messi. "Isso mostra que o ciclo de adoção de um aplicativo é curto. O usuário pode se encantar rapidamente por um app ou se desencantar, se a experiência não ficar a contento", comenta Dário Dal Piaz, diretor da Qualcomm.
A pesquisa separou os entrevistados entre aqueles que tinham seu primeiro smartphone e os que já tiveram mais de um. Entre as constatações, está a de que usuários neófitos não prestam atenção em características técnicas do produto, como memória e capacidade para rodar jogos. Por isso, o ciclo de troca de aparelho costuma ser mais curto nesse grupo. "Às vezes entre seis e 12 meses o consumidor percebe que aquele smartphone não atende às suas necessidades", comenta Dal Piaz. O processador é uma especificação que o consumidor brasileiro só começa a reparar a partir do segundo smartphone, por exemplo.
Outra descoberta é que o tamanho da tela começa a fazer diferença nas vendas. Segundo Dal Piaz, a tela de 5 polegadas virou um objeto de desejo para o consumidor nacional.