Nos últimos dois anos, foram lançados no Brasil quase uma dezena de serviços diferentes de mPOS que transformam o smartphone ou o tablet em uma máquina para receber pagamentos com cartão de crédito. O foco, em geral, são profissionais autônomos, que hoje não aceitam cartão porque os custos de aluguel das máquinas de POS das redes de adquirência tradicional são caros. Esta semana, mais um player aporta no País, desta vez a europeia SumUp, que traz na bagagem a experiência de atuar em 12 países e ter entre seus investidores a American Express e o Groupon.

"Embora haja vários players, ninguém conseguiu entregar tangibilidade e confiabildiade, tanto do ponto de vista de tecnologia quanto de atendimento ao cliente. Estou na Faria Lima, em São Paulo, e poucos taxistas usam mPOS. Ainda falta alguma peça no mercado brasileiro para o serviço deslanchar e acho que é credibilidade", explica Igor Marchesini, executivo responsável pela operação da SumUp no Brasil. "Focamos muito em atendimento ao cliente. Para lidar com o dinheiro dos outros você só tem uma chance. Se um pagamento ficar bloqueado por três dias por qualquer razão, aquilo já gera boca a boca negativo", acrescenta.

A solução da SumUp funciona por meio de um aplicativo para Android e iOS que se comunica com um leitor de cartão de chip acoplado ao smartphone. O vendedor digita o valor na tela do seu celular, insere em seguida o cartão no leitor e o consumidor assina com o dedo na tela do aparelho. O comprovante pode ser enviado por SMS ou email. A SumUp aceita pagamentos em crédito com cartões das principais bandeiras, dentre elas America Express, Visa, Mastercard e Elo. Uma versão do leitor que aceita senha e pagamentos em débito será lançada em 2014. Todos a tecnologia foi desenvolvida internamente, por engenheiros próprios, inclusive o leitor.

Taxas

Quem quiser experimentar a solução precisa baixar o app para seu smartphone e encomendar o leitor de cartões no site da SumUp (www.sumup.com.br) ao preço de R$ 79. É necessário ser maior de idade, ter um CPF válido e possuir uma conta bancária (corrente ou poupança). Não há cobrança de mensalidade. A cada transação é cobrada uma taxa, que varia de acordo com as condições de pagamento do consumidor final. Para vendas à vista, a taxa é de 3,7% e o lojista recebe seu dinheiro em 30 dias. Se quiser antecipar o recebimento para que este aconteça em cinco dias, a taxa é de 4,7%. No caso de pagamento parcelado por parte do consumidor, o vendedor pode receber antecipado em cinco dias com a uma taxa de 6,7% no caso de vendas em até três parcelas ou de 8,7%, para quatro, cinco ou seis parcelas. "Os primeiros players que chegaram ao Brasil estavam apenas replicando o sistema de precificação tradicional e cobrando mensalidade. Muitas vezes a taxa de antecipação não era clara", compara Marchesini.

Divulgação

Para conquistar adeptos no Brasil, a SumUp apostará na divulgação on-line. A empresa ficou satisfeita com os primeiros resultados obtidos em uma campanha no Facebook para conseguir usuários para seu teste beta: em apenas duas horas, 300 pessoas se cadastraram e a SumUp foi obrigada a encerrar antes do que esperava o período de inscrição. "Meu custo de aquisição no Brasil equivale a um quinto daquele na Europa", afirma.

 

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