O WeChat, aplicativo de mensagens instantâneas, acaba de lançar uma série de stickers exclusivos com imagens do Neymar, seu novo garoto-propaganda. Ao mesmo tempo, anuncia que o jogador agora tem uma conta oficial dentro do serviço (neymarjroficial), através da qual publicará suas notícias para os fãs.
Stickers são desenhos ou curtas animações que servem para ilustrar conversas em serviços de mensagens instantâneas, como WeChat e Line. Geralmente alguns são oferecidos de graça e outros são pagos, podendo ser comprados por dentro do app. Assim, cada usuário vai formando uma coleção de stickers próprios. É basicamente um novo nome para os antigos "emoticons".
Análise
O WeChat é um aplicativo de origem chinesa que vem se esforçando para se internacionalizar este ano. Chama a atenção seu pesado investimento em mídia. Primeiro contratou o jogador Lionel Messi para estrelar um comercial de TV que foi ao ar em horário nobre no Brasil. E agora é a vez de Neymar.
No mês em que teve seu comercial com Messi veiculado no Brasil, WeChat figurou em segundo lugar entre os apps mais desejados pelos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela Qualcomm em parceria com o Ibope e divulgada por MOBILE TIME. Esse resultado prova que o investimento em mídia de massa traz bons resultados para apps móveis, pelo menos em downloads e instalações. A questão é saber se o retorno financeiro paga essa conta.