Durante coletiva na CES 2014 em Las Vegas nesta segunda-feira, 6, a Huawei anunciou o novo Ascend Mate2, seu dispositivo de ponta para competir com os pesos-pesados da indústria. O destaque maior vai para a bateria de longa duração, que a empresa afirma conseguir desempenho 30% melhor do que a concorrência.
O Mate2 é uma atualização do modelo de 2013 com mais potência e tela maior, mas ainda com o sistema Android 4.3 Jellybean. O aparelho agora tem tela de 6.1 polegadas IPS, câmera frontal de 5 megapixels e traseira de 13 megapixels, e processador quad-core de 1,6 GHz (não especificado). Ele conta ainda com conectividade LTE Cat4, o que significa que ele é capaz de velocidades de até 150 Mbps na rede 4G.
Mas o maior destaque é a bateria de 4050 mAh, que a Huawei afirma garantir 30% mais tempo carregado (capaz de 12 horas de navegação constante na Internet) e que a empresa jura ser o de maior duração do mercado. A confiança da empresa a levou a criar um recurso que permite que o Ascend Mate2 consiga carregar outros aparelhos, funcionando como uma espécie de bateria externa. Outra aposta da companhia chinesa é no recurso One Hand, que permite ao usuário digitar (com uma versão mais compacta do teclado) e acessar botões com apenas uma das mãos.
O Mate2 ainda não tem preço final divulgado e nem previsão de lançamento no exterior e no Brasil.
Expectativa de crescimento
A ideia da Huawei é focar mesmo em telefones inteligentes: a companhia afirma que mudou a linha de produção de equipamentos e agora dedica 87% de recursos para a fabricação de smartphones. No quarto trimestre de 2013, ela enviou 17,5 milhões de dispositivos ao mercado e a estratégia da companhia para 2014 é enviar ao mercado 80 milhões de smartphones. Outro foco neste ano é o LTE, como já ficou claro no Ascend Mate2.