Nas duas últimas décadas, os serviços de classificados migraram gradativamente do papel para a Internet. Agora, uma nova transformação está em curso, com a migração para as telas de smartphones e tablets. Na OLX, atualmente cerca de 30% dos anúncios são gerados a partir de dispositivos móveis. Um ano atrás essa participação era de apenas 9%. A previsão é de que alcance 50% até dezembro, diz o gerente mobile da OLX no Brasil, Gustavo Torres. "Fica mais fácil publicar um anúncio pelo celular porque você tem no mesmo device a câmera fotográfica e o acesso à Internet. O único ponto que não é tão forte é a digitação. Mas há tecnologias para auxiliar nisso, como o autocomplete", comenta o executivo.
Outro número positivo da operação mobile: nas últimas semanas a quantidade de contatos de compradores iniciados pelo app aumentaram 65% no Brasil. É fácil entender a razão: no app, todo anúncio é acompanhado de um botão para discagem ou envio de email ou mensagem diretamente ao vendedor.
De origem argentina e com investimento da sul-africana Naspers, a OLX está presente hoje em 107 países. Em números absolutos, o Brasil é o segundo com maior quantidade de anúncios criados a partir de celulares, perdendo apenas para a Índia. Os dois países, junto com a Argentina, são os únicos com gerentes mobile locais, contratados recentemente. Na Índia, 60% dos anúncios provêm de dispositivos móveis. "Lá eles não tiveram a penetração de notebooks e computadores que tivemos aqui. Os indianos pularam essa etapa", compara. Em termos percentuais, há também alguns países africanos com alta participação de mobilidade nos anúncios, acrescenta.
Outra explicação para a migração da web para a mobilidade está no uso do GPS para determinar a localização do usuário automaticamente, o que facilita a busca por anúncios próximos. No desktop, o cliente precisa informar sua localização.
Apps Vs web
A OLX optou por priorizar os apps, em vez de um site móvel. A empresa até possui um site adaptado para a tela dos celulares, mas a primeira mensagem que aparece nele é a recomendação de download do app para o sistema operacional do aparelho do usuário. "A experiência é melhor no app. O processo de publicação é mais direto e você pode trabalhar offline", explica Torres. Presente em diversos sistemas operacionais, a OLX tem como prioridade a plataforma Android, por ter a maior base do mundo. A equipe de desenvolvimento móvel da empresa fica em sua sede, na Argentina.