Os agregadores móveis de notícias estão se transformando. Os primeiros players, como Flipboard e Pulse, estrearam organizando as notícias por provedor de conteúdo, fosse um jornal, um site ou uma rede social. Os mais novos, como o Paper, do Facebook, estão optando por uma organização por temas. É o caso do NewsRepublic, disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone. O NewsRepublic atende a duas necessidades básicas de um agregador de notícias: 1) ter um design atraente e intuitivo; 2) ter uma farta lista de parceiros provedores de conteúdo.
Sobre o primeiro ponto: é fácil de editar sua homepage, com três opções de tamanho para cada tema, lembrando muito a organização do Windows Phone. Cada ícone traz a notícia mais recente estampada, com foto e título, em constante atualização (novamente: tal como um live tile do Windows Phone). Quando há notícias novas sobre um tema, aparece uma numeração por cima do ícone. Na lista de notícias, aquelas lidas são marcadas em cinza claro. É bastante fácil acrescentar e retirar temas da homepage
Outro ponto positivo sobre a usabilidade do NewsRepublic e que não encontrei em outros agregadores de notícias é uma ferramenta que verifica as palavras mais citadas dentro de um determinado tópico e as apresenta em uma nuvem na tela, dando uma nova opção de pesquisa para o usuário. Por exemplo, no tópico sobre smartphones, as palavras que mais aparecem nas notícias de hoje são: HTC, Android e Apple Inc.
A oferta de temas é realmente vasta. Há desde as editorias óbvias, como Política, Economia, Entretenimento e Tecnologia, até assuntos bem específicos, como a guerra na Síria ou, no caso de mobilidade, notícias sobre Android, ou iOS, ou Mobile World Congress, por exemplo. É praticamente um serviço de clipping automático e gratuito. É possível salvar notícias para ler mais tarde offline, uma funcionalidade básica de vários leitores.
Só há dois pontos negativos: 1) incomoda um pouco a presença de banners de propaganda no pé da página; 2) para ficar perfeito para os usuários brasileiros, falta firmar parcerias com provedores de conteúdo nacionais. Seria bacana ter as notícias do Mobile Time nele!
Link para download na App Store
Link para download na Google Play
Link para download no Windows Marketplace
Tela inicial do app, totalmente customizável