A Porto Seguro Conecta, operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) da Porto Seguro, lançou nesta semana a sua operação no Rio de Janeiro. A capital fluminense é a terceira cidade onde a empresa atua: desde agosto do ano passado a Conecta está presente em Santos e em Campinas. Ainda neste primeiro semestre a operadora chegará à Grande São Paulo, Jundiaí e Bragança Paulista e ano que vem, no Vale do Paraíba. Além disso, a Conecta está em fase final de avaliação técnica para uso da rede 4G da TIM, que se tornará acessível aos clientes da MVNO antes do fim do ano, informou Tiago Galli, gerente geral da Porto Seguro Telecom.
Nesses primeiros sete meses de operação em Santos e em Campinas, a Conecta acumula 160 mil linhas em serviço. A grande maioria estão em módulos de comunicação entre máquinas (M2M) instalados em equipamentos antifurto em automóveis segurados pela Porto Seguro. Apenas 3 mil são linhas em celulares, com planos de voz. A companhia mantém a sua projeção de alcançar 1 milhão de assinantes em cinco anos, quando a proporção deverá ser de 60% em M2M e 40% em celulares.
De acordo com Galli, 85% dos assinantes de planos de voz da Conecta vieram por meio de portabilidade numérica. E 80% são segurados da Porto Seguro – a empresa concentra seu esforço de vendas através de seus corretores, mas nada impede que um não segurado compre uma linha. Todos são pós-pagos. Para atrair os clientes a empresa aposta em qualidade no atendimento e em serviços de valor adicionado, o que inclui um serviço de localização de smartphones de familiares; atendimento residencial para configuração de smartphone; oferecimento de smartphone reserva por 30 dias em caso de perda ou roubo; dentre outros.
A operação de MVNO é vista pela empresa como uma maneira de estar em contato com mais frequência com seus clientes. "Nos anos 80 o segurado se encontrava com a gente apenas uma vez por ano, quando da renovação do seu seguro", relembra José Luis Silva, diretor de negócios da Porto Seguro. Para mudar isso, a empresa lançou seu cartão de crédito e uma série de serviços adicionais ao longo dos últimos anos, culminando agora com a operação de telefonia celular.
NFC
Conforme adiantado por MOBILE TIME no ano passado, a Conecta realizará neste trimestre uma teste-piloto de um serviço de m-wallet com NFC virtualizando seu cartão de crédito dentro do SIMcard em smartphones de seus funcionários. "Será uma prova de conceito. Só depois de avaliar os resultados vamos definir o roll out", disse Galli. A empresa ainda não contratou um TSM (Trusted Service Manager).
Plano ilimitado
Além dos planos de 200, 400 e 800 minutos divulgados à época do lançamento em Campinas, com preços entre R$ 110 e R$ 300 e franquia de dados de 1 GB, a empresa disponibilizou esta semana uma oferta complementar para "turbiná-los", chamada "Conecta Total", que inclui SMS ilimitado, mais 2 GB de franquia de dados e chamadas ilimitadas entre usuários da Conecta.