Os usuários da Multiplus que instalarem o aplicativo móvel para iPhone da agregadora de programas de fidelidade terão uma surpresa ao longo deste ano: se autorizarem, passarão a receber sugestões personalizadas de estabelecimentos próximos onde podem resgastar ou acumular pontos. As dicas levarão em conta a localização do usuário e seu perfil de compra, com base em informações coletadas pela própria Multiplus em seu site.

"Estamos começando a experimentar a tecnologia móvel e vamos testar isso (sugestões personalizadas) ainda este ano. É menos uma questão de tecnologia e mais de conhecimento do participante. Não adianta saber que você está em determinado bairro se eu não te conheço. Preciso entender os seus hábitos para te oferecer algo que seja relevante. E isso precisa ser feito de forma não intrusiva", explica Ricardo Birtel, diretor de operações e tecnologia da informação da Multiplus.

Um exemplo possível citado pelo executivo seria receber, enquanto se passeia em um shopping, uma sugestão de resgate ou acúmulo de pontos relacionada a um produto que o consumidor pesquisara no site da empresa e que se encontra disponível em uma loja parceria localizada por perto. Outra possibilidade: receber uma sugestão de restaurante próximo, na hora do almoço, que aceite resgate de pontos.

A Multiplus está investindo em uma plataforma própria para analisar os dados e o perfil de uso dos seus participantes de maneira a viabilizar o envio de sugestões personalizadas. Seria como uma plataforma de CRM.

Mobilidade

O aplicativo para iPhone da empresa acabou de ser lançado e a versão para Android virá em breve. O app permite todo o gerenciamento da conta, além de indicar em um mapa estabelecimentos credenciados localizados por perto. Em São Paulo, em um teste piloto, 17 estabelecimentos em adotaram a solução móvel para acúmulo e resgate de pontos dos participantes Multiplus por meio de QR code. "A Multiplus não tem uma presença física. Somos uma empresa que existe como um site de troca de pontos. Neste contexto de virtualidade da nossa operação, a estratégia móvel é central, pois passo a estar presente no bolso do consumidor", explica Birtel.

Um dos objetivos por trás da entrada em mobilidade é incentivar as pessoas a usarem mais os seus pontos. Hoje, em média, as pessoas acessam apenas uma ou duas vezes por ano os sites de programa de fidelidade para a troca de pontos. "Lamentavelmente, é o comportamento padrão. Isso é um desperdício, as pessoas estão perdendo dinheiro", comenta.

A maior parte dos pontos acumulados são em cartões de crédito e milhas voadas. "Mas tem muitas oportunidades perdidas no dia a dia. Para aproveitá-las, é preciso ter uma interação mais frequente conosco", explica o executivo. O aplicativo móvel pode ser a solução para isso.

A Multiplus tem hoje mais de 12 milhões de participantes e uma rede com mais de 460 empresas parceiras.

 

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