O novo CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou nesta quinta-feira, 27, a expansão de sua estratégia de convergência para mobilidade e nuvem com o lançamento da aguardada versão para iPad da suíte de produtividade Office. As versões do processador de texto Word, do editor de planilhas Excel e do editor de apresentações PowerPoint foram concebidas especialmente para o tablet da Apple e já estão disponíveis na App Store. Mas será preciso colocar a mão no bolso para poder usar todos os recursos.

Os aplicativos Word, Power Point e Excel são gratuitos, mas assim funcionam apenas para visualização de documentos. Para poder ter acesso completo às funções de edição, é preciso assinar o serviço Office 365. O plano mais básico para usuários domésticos permite um mês gratuito de testes e mensalidade de R$ 21, válido para a versão em desktop e mais cinco tablets. Além de poder contar com os apps em sua verdadeira função, o serviço dá ainda mais 20 GB de armazenamento no disco virtual OneDrive (que pode ser oferecido para até quatro pessoas, cada um com 20 GB a mais) e 60 minutos por mês de chamadas pelo Skype.

Para quem prefere usar o Office em smartphones, a novidade é mais amigável: agora a suíte está gratuita no iPhone e Android (no Windows Phone ela já era oferecida de graça).

Nova interface

A interface segue o padrão simples e "achatado" do design do iOS 7. A versão iPad do Word permite, assim como nas demais, incluir gráficos e imagens, por exemplo. Os apps contam com menus em abas, mantendo de certa forma a estrutura da interface da versão Office 365 mais recente.

A Microsoft afirma que "pensou muito sobre o que as pessoas querem fazer nos tablets", sobre as funcionalidades do iPad, e sobre a experiência de toque no dispositivo. De fato, havia rumores sobre o lançamento da suíte de apps para o tablet há pelo menos dois anos, mas isso nunca havia se concretizado. Os usuários do dispositivo da Apple precisavam contar com apps da própria empresa, como Pages, Numbers e Keynotes, que agora estão disponíveis gratuitamente para quem adquire os dispositivos móveis da maçã.

A investida da empresa na plataforma da concorrente acabou gerando uma troca amigável de cortesias pelo Twitter. O CEO da Apple, Tim Cook, deu boas-vindas a Satya Nadella pela chegada da suíte para o tablet na AppStore. Por sua vez, Nadella agradeceu a Cook, dizendo-se "empolgado em levar a mágica do Office para os clientes do iPad".

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!