A TIM, a Navita e a Samsung firmaram parceria para uma oferta de gerenciamento e segurança de terminais, a MDM TIM+KNOX, que prevê a criação de uma espécie de contêiner virtual nos aparelhos e tablets, que isola os dados corporativos dos pessoais, permitindo que as empresas monitorem, protejam e façam a gestão remota com mais eficiência e segurança. A solução está disponível para aparelhos Samsung com sistema operacional Android e homologados para a solução KNOX. A TIM é a primeira operadora do mercado a oferecer esse serviço para grandes clientes corporativos.

Por meio da solução, aplicativos e dados que rodam no contêiner não podem interagir com os demais dados fora do ambiente corporativo virtual. Isso possibilita aos gestores de TI blindar as informações estratégicas, eliminando os principais problemas associados ao fenômeno Bring your Own Device (BYOD) e reduzindo custos com segurança. Estima-se que o número de malwares para dispositivos com sistema operacional Android aumentou em até três vezes de 2012 para 2013, atingindo 1 milhão de ocorrências.

"Hoje, o maior desafio da mobilidade é a segurança. Com a crescente adoção de smartphones e tablets corporativos, as empresas estão mais expostas ao vazamento de informações e aos malwares. O MDM TIM+KNOX surge para evitar estes problemas", explica Débora Bortolasi, diretora do Top Clients da TIM Brasil..

A oferta é modular, ou seja, tem dois planos disponíveis para contratação, de acordo com a necessidade do cliente. A opção com funções básicas de gerenciamento inclui, entre outros benefícios, wipe remoto, recurso que permite ao cliente apagar à distância as informações de seus smartphones e tablets, em caso de roubo ou furto. Já o pacote com funções avançadas traz como diferenciais a instalação em nuvem, além da que ocorre no ambiente do cliente; gerenciamento dos dados pela Navita, o Geofencing (atribuição de políticas através da localização do usuário), opção de mais de um idioma de atendimento e monitoramento proativo. O valor dos pacotes poderá variar de acordo com o número de linhas ativadas sendo adaptável à necessidade de cada cliente.