A SumUp, provedora de uma solução de mPOS que transforma o smartphone do comerciante em uma máquina para receber pagamentos com cartão, criou uma promoção para estimular e fidelizar a sua base de cerca de 10 mil usuários no Brasil. Todos aqueles que conseguirem faturar mais de R$ 1 mil entre esta terça-feira, 8 de abril, e 30 de abril, ficarão isentos de taxas nas vendas durante a Copa do Mundo (de 12 de junho a 13 de julho).
A SumUp disponibiliza três formas de pagamento, cada uma com taxas diferentes: à vista, com recebimento em 30 dias e taxa de 3,7%; à vista antecipado, com recebimento em cinco dias úteis e taxa de 4,7%; e parcelado antecipado , com recebimento em cinco dias úteis e taxas de 6,7% (para até três parcelas) ou 8,7% (de quatro a seis parcelas).
Análise
Esta é uma das primeiras iniciativas de promoção do mercado de mPOS no Brasil. Neste caso, é temporária e está atrelada a um ganho prévio em faturamento, o que é saudável para a empresa e estimula a competição.
O mercado de mPOS no Brasil tem muitos competidores, nacionais e estrangeiros. É preciso tomar cuidado para que não repitam o erro cometido no segmento de apps de táxis, em que as empresas simplesmente pararam de cobrar a tarifa por corrida do taxista, por tempo indefinido, como forma de aumentar e fidelizar sua base, o que está gerando uma canibalização do mercado, esticando a corda até que alguns players fechem as portas por falta de receita.