A Adyen, provedora global de soluções de pagamento, cuja rede processou mais de US$ 14 bilhões em transações em 2013 (dos quais US$ 2,2 bilhões por meio smartphones e tablets), registrou um crescimento de 66% no volume de compras via dispositivos móveis no primeiro trimestre de 2014 em comparação com o mesmo período do ano passado. As compras via web móvel responderam por 20,2% do total processado pela Adyen entre janeiro e março no mundo. Os smartphones representaram 54% do volume de m-commerce da rede e os tablets, 46%. O iPhone liderou entre os smartphones em quantidade de transações, informa a empresa.
O segmento que teve a maior participação de m-commerce foi o de viagens: 22% das vendas foram feitas via smartphones e 12,5%, via tablets. Em sites de varejistas, 9,3% das vendas aconteceram via smartphones e 16,5%, via tablets. Em ingressos: smartphones (15,75%) e tablets (8,1%). Em bens virtuais: smartphones (16,9%) e tablets (7,5%). O único segmento que registrou uma leve queda na participação mobile foi o de games, mas a explicação está no fato de as vendas estarem migrando cada vez mais para dentro dos apps, utilizando as plataformas de billing da Apple e do Google, não a de terceiros, como a da Adyen.