A Microsoft anunciou em São Paulo nesta quinta-feira, 15, três novos smartphones, os primeiros após a aquisição da Nokia e com o sistema operacional Windows Phone 8.1 já embarcados para o mercado brasileiro. Todos os modelos serão produzidos no Brasil em sua fábrica de Manaus. O Lumia 630 será o primeiro aparelho da empresa com capacidade dualSIM e deverá ter um preço de R$ 540 com a Claro. Além disso, assim como os recém-anunciados smartphones Moto E e LG L80, o dispositivo conta com TV digital.
A variação 635 tem conectividade 4G (LTE) e chegará somente no terceiro trimestre, ainda sem preço divulgado. Já o Lumia 930, que também só será lançado no terceiro trimestre, é o flagship da empresa e conta com tela Full HD, processador Qualcomm Snapdragon 800 quad-core de 2,2 GHz, LTE e NFC, além de câmera de 20 megapixels e quatro microfones. A Microsoft anunciou ainda que deverá atualizar over-the-air os Lumia originalmente equipados com o Windows Phone 8 para a versão 8.1.
Nokia ou Microsoft?
O uso da marca Nokia está garantido por dez anos, mas ainda há incertezas sobre como a divisão será chamada. Durante coletiva, o diretor de smart devices para a América Latina da Microsoft Devices Group, Christian Capelli, disse que ainda não sente tanta diferença após a aquisição. "O que temos visto é que estar na Microsoft está fazendo com que consigamos uma integração mais forte", diz. Anderso Teixeira, vice-presidente executivo para a América Latina da empresa, corrobora: "Acabamos de virar uma companhia só há duas semanas e meia, ainda estamos nos estágios iniciais de integração, mas nosso objetivo é trazer novas experiências e inovações." Mas reconhece que não sabe como será o futuro. "Para ser honesto, não sabemos ainda sobre o uso da marca."