A Telenav decidiu abandonar as soluções proprietárias de mapas e abraçar a ideia do OpenStreetMap (OSM), iniciativa colaborativa em que mais de 1,6 milhão de pessoas ajudam a construir e aperfeiçoar, diariamente, mapas de cidades do mundo inteiro. A partir desta semana, o Scout, app de navegação da Telenav, passará a adotar o OSM. Ao longo dos próximos dias, a troca será feita gradativamente para a base de usuários nos EUA, sem a necessidade de atualização do app. A versão para Android trocará para OSM em junho, informa a companhia. O site que acompanha o serviço (scout.me) já estava utilizando os mapas colaborativos.

Em comunicado à imprensa, a Telenav explica que optou pelo OSM por entender que seus mapas são mais precisos e atualizados mais rapidamente, com a ajuda de sua comunidade mundial de editores. Tudo é feito de maneira voluntária, enquanto fornecedores de soluções proprietárias de mapas, como o Google, gastam bilhões de dólares para conseguir o mesmo resultado.

Paralelamente, a companhia anunciou também que o app de navegação da skobbler, empresa adquirida no começo do ano pela Telenav, agora está disponível em mais de 50 lojas de aplicativos com mapas de 200 países, todos fornecidos também pela OSM.