Tem um programa de TV, acho que no canal GNT, em que uma casa super-bagunçada recebe a visita de uma espécie de organizadora profissional que faz uma tremenda faxina e bota as coisas no lugar. Não lembro o nome desse programa, mas é exatamente isso o que o Yahoo Aviate faz no seu smartphone Android. Ele é um "launcher", nome dado aos aplicativos que alteram a interface do aparelho, dando um novo design à página inicial e à distribuição dos apps.

Eu não sou um cara bagunceiro no que diz respeito ao conteúdo do meu smartphone. Pelo contrário, sou bem organizado. Minha primeira reação diante do que o Yahoo Aviate fez com meus apps foi de desaprovação, pois tudo saiu do lugar. Porém, depois de uma semana de uso e realizando ajustes pessoais, preciso tirar o chapéu: ficou melhor do que era antes.

Originalmente, eu tinha meus apps e widgets organizados em sete telas diferentes. Eu acaba agrupando-os por tema em cada tela. Às vezes, demorava a chegar aonde eu queria, passando de uma tela para outra. O Yahoo Aviate consegue simplificar isso. Ele arruma o conteúdo em apenas três telas: a inicial, onde entram os dez apps que você mais usa (a seu critério); uma tela contextualizada (onde aparecem os apps mais importantes de acordo com o momento do seu dia); e uma tela com as suas principais coleções de apps. Fora isso, é possível navegar pela sua biblioteca de apps organizados em ordem alfabética, o que é melhor do que a organização por ordem de instalação proposta pela Samsung no Galaxy S4 que eu uso.

O Yahoo Aviate agrupa automaticamente todos os apps no que chama de "coleções", ou categorias: finanças, entretenimento, trânsito, música, fotografia, notícias, utilitários etc. De maneira geral, ele acerta na classificação, mas o usuário pode livremente mover os apps entre coleções. Ou mesmo botar um título em mais de uma coleção: o Rdio, meu app de música, entrou nas coleções de Música e de Trânsito, pois o utilizo principalmente quando estou dirigindo. Pode-se rearrumar quais categorias e em que ordem se deseja que apareçam na tela de coleções. Só senti falta da possibilidade de se criar uma coleção nova, fora aquelas pré-definidas pelo Yahoo. Isso tem uma explicação: o Yahoo monetiza o Aviate por meio de recomendações de apps por categoria.

Na tela com as principais coleções, cada uma ganha uma faixa horizontal onde os cinco primeiros títulos ficam visíveis. Essa faixa pode ser estendida com um clique, revelando os demais apps.Na tela do Galaxy S4 cabem cinco coleções, e um simples scroll exibe as demais. Essa organização por faixas de coleções deixou muito mais fácil encontrar e acionar um app.

O pulo do gato do Yahoo Aviate, porém, está na tela contextualizada. Ele trabalha com situações como "em casa", "no trabalho", "de dia", "de noite", "em trânsito" etc. O app tenta descobrir sozinho em que cenário você está e então te apresenta nesta tela os apps que mais fazem sentido nele. O usuário tem liberdade para reorganizar o conteúdo para cada cenário. Aqui é o espaço para incluir os widgets, tão populares no Android. A intenção é a melhor de todas, mas comigo, que trabalho em casa, não funcionou tão bem. O app precisaria mudar para a tela de trabalho de acordo com o horário do dia, não com a localização. A troca, em vez de automática, está sendo feita manualmente por mim. Mas quando estou em trânsito ele acertou todas as vezes.

Por fim, uma característica bacana do Aviate é a exibição dos contatos mais frequentes por meio de um deslizar de dedo de baixo pra cima na tela inicial.

Cabe lembrar que o Aviate está disponível apenas em inglês. Mas mesmo assim vale o download.

Link para download na Google Play

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!