O usuário de iPhone é conhecido como aquele que mais navega na Internet móvel e que mais tempo passa em aplicativos, segundo diversas pesquisas feitas ao longo dos últimos anos. Na China, porém, há um novo líder nesse quesito: a Xiaomi, uma fabricante local de smartphones que está sendo chamada de a "Apple da China". Em um monitoramento feito pela Flurry em janeiro com 23 mil smartphones em serviço naquele país, foi constatado que os usuários de aparelhos Xiaomi passam mais tempo usando aplicativos do que aqueles com iPhone. Foi a primeira vez, em seis anos de acompanhamento de mercado feito pela Flurry, que o iPhone foi superado nesse aspecto.
A pesquisa da Flurry usou como base o tempo médio passado com apps pelos usuários de iPhone na China. A partir dessa referência, foi constatando que os usuários com aparelhos Xiaomi gastam 7% mais tempo com apps. Os donos de smartphones da Samsung vem em terceiro lugar, com 14% a menos de tempo que os de iPhone. Em quarto lugar vem a HTC: seus usuários passam 27% de tempo a menos com apps que aqueles que têm o modelo da Apple.
A Flurry também analisou as categorias de apps mais usadas pelos donos de aparelhos Xiaomi. Eles passam 62% mais tempo com apps de mídia e entretenimento que a média dos usuários chineses de Android e iOS; e 28% a mais em apps de produtividade. Por outro lado, passam 9% a menos de tempo que a média da China com games e 7% a menos com apps de redes sociais. Em vez de "Apple da China", a Flurry prefere dizer que a Xiaomi é como se fosse a união chinesa entre Apple e Netflix, por conta da alta utilização de apps de entretenimento e mídia pelos seus usuários.
O perfil médio do usuário da Xiaomi, segundo a Flurry, é um jovem, recém-formado na faculdade e que está começando a trabalhar. A fabricante tem 22% a mais de usuários entre 25 e 34 anos que a média dos usuários chineses de smartphone e 21% a mais na faixa entre 18 e 24 anos. A proporção de usuários da Xiaomi entre 35 e 54 anos, por outro lado, é 21% menor que a média. E acima de 54 anos é 19% menor.