A Rovio, desenvolvedora finlandesa responsável pelo sucesso mundial Angry Birds, está experimentando um novo formato de integração entre a publicidade e seus jogos: a troca da exibição de vídeos publicitários por moedas virtuais para uso dentro do game. Um dos primeiros testes está sendo feito com o "Retry", um jogo inspirado em Flappy Bird, que por enquanto está disponível apenas na App Store da Finlândia, da Polônia e do Canadá.
O usuário controla um pequeno avião que precisa desviar de obstáculos pelo caminho a partir de repetidos toques na tela para mantê-lo voando. Tal como no Flappy Bird, a dificuldade é altíssima e as colisões acontecem frequentemente – daí o nome do jogo, "Retry". Porém, há moedas espalhadas pelo caminho, que podem ser trocadas por uma nova tentativa do ponto da colisão, sem ter que voltar para o começo da fase. O usuário pode coletar essas moedas ao longo do jogo ou, quando estiver sem nenhuma, conquistá-las em troca de assistir a um pequeno vídeo publicitário. Há também a possibilidade de simplesmente comprar as moedas virtuais com dinheiro real, pagando com cartão de crédito por dentro do app.
Retry foi lançado há cerca de dois meses. Um hotsite foi criado para a sua divulgação, assim como um trailer no YouTube. Os gráficos e a trilha sonora lembram os antigos jogos de 8 bits. As dicas fornecidas entre uma partida e outra revelam o espírito fanfarrão dos criadores do game: "Tente não bater", "Falhar é sinônimo de tentar de novo", "É bom olhar para a tela enquanto estiver jogando".