A Energisa, grupo do setor elétrico que controla 13 distribuidoras de energia que atendem 788 municípios em nove estados brasileiros, acaba de concluir a migração de sua solução de gestão móvel de equipes de campo de Windows Mobile para Android. O projeto consumiu investimentos da ordem de R$ 2,9 milhões. Depois de uma série de testes, o aparelho escolhido foi o Galaxy S3 Mini, da Samsung. Cerca de 1,2 mil técnicos da companhia receberam o smartphone com um aplicativo sob medida desenvolvido pela MC1 instalado. A expectativa da empresa é conseguir o retorno sobre o investimento dentro de 18 meses.
A relação da Energisa com mobilidade é antiga. Começou em 2006, quando adotou sua primeira solução de gestão móvel de equipes de campo, na época baseada em WAP. Logo depois, veio a segunda fase, com Palm OS. E em 2009 a empresa migrou para Windows Mobile, então já em parceria com a MC1, que se encarregou do software. A troca para Android foi iniciada em fevereiro deste ano e concluída em junho.
O vice-presidente de suporte a negócios da Energisa, Roberto Carlos Currais, cita entre as razões para a escolha do Android o fato de ser a plataforma líder de mercado, com maior variedade de terminais e preços mais baratos. "A migração ocorreu principalmente em função da falta de visibilidade da evolução da plataforma Windows Mobile (da versão 6.5 para o Windows Phone). Optamos pela plataforma Android, que já estava assumindo a liderança do mercado e possuía inúmeras opções de equipamento no mercado a custos mais baixos, além de ser um sistema operacional bastante estável", explica.
Solução
A solução adotada pela Energisa é usada tanto por técnicos que realizam a manutenção e conserto da rede quanto por funcionários encarregados em combater fraudes na distribuição de energia. As equipes de campo recebem diretamente nos smartphones as ordens de serviço e através deles informam o cumprimento de tarefas, o material utilizado, os dados dos medidores, a instalação e a retirada de lacres, a quilometragem rodada etc. Além disso, podem verificar dados nos sistemas da empresa, como cadastros de clientes, estoques de peças, mapas etc. Os gestores, por sua vez, acompanham em tempo real o deslocamento das equipes e a execução das ordens.
Como resultado, a Energisa conseguiu reduzir em 30% o tempo médio de atendimento e aumentar em 20% a quantidade de ordens de serviço executadas por dia. Houve também redução de custos operacionais e melhoria de indicadores específicos do setor elétrico.
O próximo passo da Energisa será a adoção de um sistema de gestão e manutenção de ativos através de tablets. "Pela característica dos processos, onde há desenho de rede elétrica em tela e forte dependência de mapas, foram escolhidos tablets para uma melhor experiência de uso. Esta solução trará maior controle para os gestores, além de maximizar a produtividade das equipes de campo", explica o executivo.
Forum Mobile+
O CEO da MC1, Cesar Bertini, vai participar do painel "Mobilidade e automação na ponta do negócio", que acontecerá no dia 30 de setembro, no WTC, em São Paulo, durante a sétima edição do Forum Mobile+. O evento é organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME. Para conhecer a grade atualizada e obter maiores informações sobre inscrições, acesse o site do Forum Mobile+ ou ligue para 0800-77-15-028.