O programa eleitoral na TV começou a ser veiculado esta semana. Nele, os candidatos têm a oportunidade de apresentar suas propostas, destacar suas qualidades ou apontar os defeitos dos adversários. Mas é na Internet que a campanha pega fogo de verdade, reverberando entre eleitores as notícias sobre os candidatos e as declarações destes na imprensa. Boa parte do conteúdo espalhado pelas redes sociais é criado pelas equipes de marketing digital dos políticos e publicado primeiro em seus sites ou em suas páginas oficiais no Facebook e Twitter. Nas eleições deste ano, é esperado que o celular tenha um papel relevante nesse processo de distribuição de informações. Porém, poucos candidatos se prepararam para isso. Dos 11 políticos que concorrem à presidência, nove possuem sites na web dos quais apenas três estão adaptados para visualização em celulares. São os sites de Dilma Rousseff (PT), Luciana Genro (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB).
Dentre os três presidenciáveis que lideram as pesquisas, apenas a equipe de Dilma teve o cuidado de montar um site móvel. Quem acessa o endereço oficial (www.dilma.com.br) pelo celular é redirecionado automaticamente para a versão móvel (m.dilma.com.br). Nela, são exibidas as mesmas notícias presentes a versão desktop, mas redimensionadas a rediagramadas para a tela diminuta do telefone celular. Todos os textos contêm links para rápido compartilhamento via Facebook, Twitter e Google+. Os programas de TV e de rádio da presidente são acessíveis pelo celular, por meio de integração com YouTube e Soundcloud, respectivamente. É possível também baixar o ringotne e o jingle da campanha. Além disso, está disponível seu programa de governo e a lista de diretórios estaduais.
Os sites dos outros dois principais candidatos à presidência, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), aparecem miniaturizados quando abertos no celular, o que dificulta a leitura e a navegação. Cabe ressaltar que o site de Marina entrou no ar apenas na noite da última quinta-feira, 21, devido à mudança na chapa após o falecimento de Eduardo Campos.
Luciana e Fidelix
O site de Luciana Genro (PSOL), por sua vez, também está todo adaptado para dispositivos móveis, organizando as notícias em uma coluna única, e com fonte em tamanho adequado para o tamanho da tela. A agenda da candidata aparece em destaque, logo após a segunda notícia. A biografia e o programa de governo de Luciana, assim como dicas de participação para os apoiadores, possuem seções à parte. Merece destaque a existência de uma área para doações financeiras de pessoas físicas à campanha via cartão de crédito, devidamente adaptada para dispositivos móveis.
Por fim, o site de Levy Fidelix (PRTB) no celular traz os principais vídeos e notícias publicados no site web organizados em uma coluna única. Matérias de jornal sobre o candidato também são exibidas, mas em formato de imagem, com letras pequenas, o que obriga o usuário a ampliar com os dedos.
Governadores
MOBILE TIME fez esta semana também um levantamento entre os sites dos principais candidatos a governador nos dez maiores colégios eleitorais do País e Distrito Federal. De 33 candidatos, 16 têm sites totalmente ou parcialmente adaptados para dispositivos móveis.
Os sites dos presidenciáveis
Candidato(a) | Partido | Site | Mobile |
Dilma Rousseff | PT | www.dilma.com.br | Sim |
Aécio Neves | PSDB | www.aecioneves.com.br | Não |
Marina Silva | PSB | www.marinasilva.org.br | Não |
Pastor Everaldo | PSC | www.pastoreveraldo.com.br | Não |
Luciana Genro | PSOL | www.lucianagenro.com.br | Sim |
Eduardo Jorge | PV | www.eduardojorgepv.com.br | Não |
Eymael | PSDC | www.eymaelpresidente27.com.br | Não |
Zé Maria | PSTU | www.zemaria.org.br | Não |
Levy Fidelix | PRTB | www.levyfidelix.com | Sim |
Rui Costa Pimenta | PCO | Não tem site de campanha | Não |
Mauro Iasi | PCB | Não tem site de campanha | Não |