O percentual de assinantes de linhas móveis no Brasil que utilizaram o serviço de mensagem de texto (SMS) pelo menos uma vez nos últimos três meses caiu de 93% para 81% entre 2012 e 2014, segundo a 12a edição da Mavam, pesquisa realizada pela Acision. Quando analisado o tipo de aparelho do usuário, não há diferença significativa entre aqueles com smartphones e aqueles com feature phones hoje em dia no que diz respeito ao uso de SMS (81% e 83%, respectivamente, utilizaram SMS nos últimos três meses).

A pesquisa também identificou uma queda no volume médio de mensagens enviadas por usuário no Brasil, que hoje é de 2,7 por dia, ou 82 por mês. Um ano atrás eram 94 mensagens de texto por mês. Neste ponto, há diferença relevante dependendo do tipo de aparelho: donos de smartphones mandam em média 84 SMS por mês, enquanto aqueles com feature phones, 76.

SMS recebidos

Pela primeira vez, a Mavam apurou sobre mensagens recebidas, o que inclui não apenas aquelas cujo remetente é outro usuário mas também alertas de empresas e serviços. O brasileiro recebe em média 3,2 mensagens por dia, ou 97 por mês. São 98 se a pessoa tiver um smartphone e 96, um feature phone.

O MMS, por sua vez, continua como um serviço pouco utilizado, limitando-se a 10% dos assinantes com smartphones e a 17% daqueles com feature phones.

Foram entrevistadas pela web 1.510 pessoas do Brasil inteiro, respeitando as proporções da população do país por gênero, idade, renda e distribuição geográfica. Dos pesquisados, 81% possuem smartphone e 19%, feature phones – o que não significa que essa seja a proporção entre esses dois tipos de aparelhos na base brasileira.