O brasileiro usa em média 3,2 serviços diferentes de troca de mensagens em seus smartphones, revela a pesquisa Mavam, da Acision, em sua 12a edição. Os serviços mais populares são SMS, WhatsApp e Facebook Messenger, com penetrações de 81%, 80% e 64%, respectivamente.
Em apenas um ano, o WhatsApp duplicou a sua penetração no Brasil e superou o Facebook Messenger em popularidade. Na edição de 2013 da Mavam, o serviço de mensagens do Facebook era usado por 69% dos brasileiros com smartphone, enquanto o WhatsApp, por apenas 35%, seguido pelo Twitter (27%).
A pesquisa apresentou 20 serviços diferentes para que o respondente apontasse livremente quais costuma utilizar. Completam o ranking, em ordem decrescente de popularidade: Twitter (17%), Skype (14%), Google Talk (11%), MMS (10%), Hangouts (10%), Viber (10%), Snapchat (4%), Tinder (4%), ICQ (3%), Line (3%), WeChat (3%), iMessage (2%), Msngr (1%), outros (1%), Kik Messenger (1%), Kakao Talk (1%), BBM (<1%). Foram entrevistados 1.223 donos de smartphones do País inteiro. Em média, considerando qualquer tipo de aplicativo, são dez apps por usuário.
O fato de o SMS ser o mais popular não quer dizer que ele seja o preferido. Quando solicitado que os respondentes apontassem qual é a sua plataforma de mensagem preferida no smartphone, 67% disseram que é o WhatsApp, seguido pelo SMS (20%) e pelo Facebook Messenger (9%). As demais somaram 4%.
Quando perguntados sobre a forma preferida de comunicação em geral no smartphone, valendo tanto voz quanto serviços de valor adicionado, 60% disseram que são os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Facebook Messenger. Em segundo lugar ficaram as ligações telefônicas, preferidas de 24% dos entrevistados. O SMS aparece em terceiro lugar, citado por 7%. Rede sociais (6%), email (2%) e Skype (1%) completaram a lista.
De acordo com o diretor da Quanti, empresa que realizou a pesquisa no Brasil, Humberto Perissé, as oportunidades aparecem com os serviços de valor agregado (SVA), com o usuário convidativo para receber comunicação de empresas. “Para novos serviços baseados em SMS, 55% dos entrevistados consideram atrativo receber um SMS de crédito para responder a uma mensagem recebida. Mas é importante ter a condição de ter opt-in e que tenha opt-out”, declara. O levantamento mostra que oito em cada dez usuários já receberam pelo menos um alerta de SMS de empresa.