A Vivo lançou o "Vivo Apps Club", um serviço para download ilimitado de aplicativos Android. Seus assinantes pré e pós-pagos podem baixar quantos apps quiserem por dia, por uma mensalidade de R$ 4,99. Os 15 primeiros dias são gratuitos para degustação.
O catálogo do serviço nasce com 300 títulos e novos apps serão acrescentados semanalmente. Só entram aplicativos livres de publicidade. Fazem parte nesse lançamento vários apps de sucesso, como Office Suite Pro, Runstatic Pro, Fifa, Swype, Fruit Ninja, Plants Vs Zombies, Sonic e Galinha Pintadinha. Ao todo são 12 categorias, dentre as quais "Compras", "Fotografia", "Jogos de aventura", "Saúde e condicionamento físico". Se somados os preços de todos os apps do serviço na Google Play, o usuário economizaria mais de R$ 3,5 mil, informa a empresa.
O Vivo Apps Club foi criado em parceria com a Bemobi.
Análise
A iniciativa da Vivo é mais uma tentativa da operadora de manter a sua relevância em conteúdo móvel para o seu cliente em um mundo cada vez mais dominado pelos apps e suas respectivas lojas oficiais (Google Play e App Store). Movimentos parecidos são feitos por operadoras ao redor do mundo – no Brasil mesmo a Oi lançou um serviço de assinatura de apps alguns meses atrás e a Claro tem uma plataforma social de games móveis.
A iniciativa se restringe a Android porque essa plataforma permite a existência de lojas independentes, ao contrário do sistema iOS, da Apple, que impede o download e a instalação de apps de fora da App Store.
Vale lembrar que no terceiro trimestre deste ano pela primeira vez a receita da Vivo com serviços de valor adicionado (SVAs) superou a de SMS. A empresa tem obtido sucesso especialmente com serviços relacionados a educação e também com sons de chamada.