Aproveitando a já tradicional oferta de aplicativos gratuitos nas lojas oficiais, a desenvolvedora AppChocolate está lançando nesta semana para Android e iOS o aplicativo "Advent Calendar 2014 – Natal 2014", que oferece 25 apps gratuitos, um por dia, até o dia 25 de dezembro. A plataforma, já disponível na Google Play e que será lançada na App Store na sexta-feira, 28, promete títulos "novos e exclusivos", como a sequência do game Candy Crush, além de títulos de grandes desenvolvedores como King.com, Zynga e Disney.

Conforme explica o CEO da AppChocolate, Emmanuel Carraud, o modelo de negócios da empresa é baseado em publicidade e na parceria com as empresas. "Nosso modelo de negócio é simples: somos um (app) free-to-play para o usuário. Fazemos dinheiro com publicidade, e fazemos cross-marketing com desenvolvedores, tanto de iOS quanto de Android", declara. Ou seja, para o usuário, tanto o próprio Advent Calendar quanto os jogos oferecidos dentro da plataforma são gratuitos, enquanto a empresa monetiza com a publicidade e em parcerias com as desenvolvedoras que quiserem promover seus softwares.

Carraud diz que há um trabalho de curadoria para fazer a seleção dos melhores aplicativos e desenvolvedores da Europa, Américas e Ásia, destacando então os 25 melhores do ano. A maioria dos aplicativos são globais, mas há algum conteúdo adaptado: o Advent Calendar, em si, vem em português. A companhia conta com times locais para realizar essa curadoria em cada mercado, como no México, Inglaterra, Japão e Brasil.

Dentro das regras

Segundo o executivo, o modelo é também diferente do AppGrátis, aplicativo de recomendação de apps que foi banido na App Store da Apple por violar as regras da loja (a Apple entendia que o app gerava alterações artificiais no ranking). O Advent Calendar conta com uma seleção limitada de 25 apps, além de ser sazonal, e não diário, competindo com a própria recomendação da loja da Maçã.

Outro ponto é que o aplicativo em si não é puramente para sugerir ofertas, trazendo também jogos. "O AppGrátis apenas mostra (as ofertas), nós criamos os minigames e publicamos, não é puramente promocional, é para todos jogarem e descobrirem outros jogos", declara. São jogos simples, integrados com o Game Center e que trazem placares diários para competição entre usuários. "É por isso que é diferente do AppGrátis. Nós somos desenvolvedores, não somos apenas publicidade (para outros apps)".

Emmanuel Carraud diz que é difícil de prever, mas espera um volume considerável de usuários baixando o Advent Calendar 2014 – Natal 2014. "Esperamos mais de um milhão (de downloads) no Android e mais um milhão no iPhone. Talvez mais, se fizer sucesso", afirma. "Gostamos do Natal, é uma época de festividades. Esperamos que nosso app faça as pessoas felizes e que elas gostem dele".

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!