Uma das maiores dificuldades de desenvolvedores móveis é estimular o crescimento orgânico de sua base de usuários, pois faltam ferramentas adequadas para personalizar campanhas através de canais como SMS, email e redes sociais. Com o objetivo de tornar mais eficiente esse processo, foi lançada comercialmente esta semana a plataforma Yozio, depois de dois anos de testes beta durante os quais acumulou resultados bem sucedidos com AirBNB, Pinterest e outros apps de renome.
A plataforma da Yozio utiliza o que a empresa chama de "redirecionador universal", assim como deeplinking. Quando uma pessoa clica em um link em um anúncio para baixar um app, é direcionada corretamente para a loja de aplicativos adequada (App Store ou Google Play). Se for um usuário que já tem o app instalado, é levado para dentro dele, mas não para a sua primeira página, e sim para a página correspondente ao conteúdo do anúncio. Outro diferencial importante: ao instalar e abrir o app, o novo usuário também é levado diretamente para a página relacionada ao conteúdo do anúncio. Pode ser o caso, por exemplo, de um desconto especial ou um conteúdo personalizado. Com isso, acaba a necessidade de novos usuários digitarem códigos promocionais dentro do app.
A Yozio monitora as campanhas e oferece um painel onde o desenvolvedor consegue acompanhar de onde estão vindo a maioria das instalações ou ativações de seus usuários, o que permite aperfeiçoar ainda mais as campanhas.
O Pinterest é citado como exemplo de sucesso no uso da plataforma: sua versão para iPad conseguiu subir da 70ª para 2ª posição na App Store com a ajuda do Yozio, enquanto a versão para iPhone conseguiu pela primeira vez entrar no top 5.
A Yozio oferece uma versão gratuita para degustação limitada a até 20 mil cliques e/ou instalações e 100 mil impressões, mas com algumas restrições nas ferramentas disponíveis. A modalidade mais barata, voltada para start-ups, custa US$ 500 por mês e permite até 100 mil instalações.