Metade das 350 maiores marcas que anunciam no Brasil, ou 48% delas, para ser exato, possuem uma estratégia em mobilidade. É o que indica a segunda edição do Mobility Index, organizado pela Pontomobi.

O relatório classifica as empresas em cinco grupos, de acordo com a profundidade da sua estratégia mobile: zero mobile (aquelas que não possuem nenhuma ação móvel ativa); mobile curioso (realiza ou realizou ações móveis não integradas à sua estratégia); mobile básico (mobilidade faz parte da estratégia, mas ainda com adoção limitada); mobile ready (tem uma estratégia mobile mais completa); mobile expert (oferece uma experiência mobile mais completa e sofisticada). De acordo com a avaliação feita: 37,4% das marcas foram classificadas como zero mobile; 14,6%, mobile curioso; 32,6%, mobile básico; 10,3%, mobile ready; e 5,1%, mobile expert.

Um dos segmentos que mais aprofundou a sua estratégia móvel foi o de marcas de bens de consumo. Na pesquisa anterior, 12% eram classificadas como mobile básico, percentual que subiu para 27% no novo levantamento.

Entre as marcas de varejo, o percentual classificado como básico subiu de 17% para 33%. E a soma de mobile ready e mobile expert subiu de 21% para 36%.

Ranking

A Pontomobi elaborou um ranking das marcas com maior presença móvel no Brasil. A pontuação avalia 70 itens diferentes distribuídos entre três atributos principais: presença, ferramenta e experiência. As dez marcas com maior pontuação foram:

1- Oi
2- Porto Seguro
3- Itaú
4- Bradesco
5- Vivo
6- TIM Brasil
7- Claro
8- Microsoft
9- Coca-Cola
10- Banco do Brasil

E as dez que apresentaram maior evolução na pontuação em comparação com a pesquisa anterior, realizada seis meses atrás, foram:

1- Porto Seguro
2- NET
3- Magazine Luiza
4- Veja
5- Colgate
6- Allianz
7- Azul
8- Philadelphia
9- Sonae
10- Ricardo Eletro

 

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