A Line, empresa japonesa criadora do app homônimo de mensagens instantâneas, lançou um fundo com capital de US$ 42 milhões para investir em serviços O2O (online to offline). O fundo, batizado como Line Life Global, tem como objetivo aumentar ainda mais a variedade de atuação do grupo, deixando-o menos dependente de serviços meramente digitais e iniciando uma transição para serviços do mundo real. Um primeiro passo nesse sentido, aliás, foi o lançamento de um app de táxis pelo Line no Japão, algumas semanas atrás. Como parte dessa estratégia, o Line tem também um serviço de pagamentos embutido em seu app de mensagens, o Line Pay.

Análise

O mundo digital é extremamente dinâmico e volátil. Quem faz dinheiro hoje com uma rede social, um app de mensagens ou um jogo virtual, pode não fazer amanhã. Serviços do mundo real, por sua vez, têm uma demanda garantida por mais tempo. O Line não é o único player digital que se deu conta disso e está fazendo a migração para O2O. Há exemplos no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Por aqui, a Movile, uma das mais antigas e maiores empresas do setor de conteúdo móvel do Brasil, vem apostando fortemente nesse caminho, vide seu investimento recente na plataforma de delivery iFood e na start-up peruana de ingressos de cinema CinePapaya.

 

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