O Pinterest acaba de lançar mais uma funcionalidade em sua versão para iOS. A partir de agora, seus usuários conseguem recomendar apps para iPhone e iPad e quem se interessar pode instalá-los diretamente através do Pinterest, clicando no botão "instalar".
Toda publicação no Pinterest é chamada de "pin". Este novo tipo foi batizado como "App Pin". É uma espécie de "pin avançado", com recursos extras, neste caso, de instalação de um aplicativo iOS. Outro exemplo de "pin avançado" são aqueles com artigos de sites, que adiantam o título e um resumo da história.
Não foi divulgada uma previsão de lançamento da novidade para Android.
Análise
Com esse novo pin, o Pinterest abre caminho para a venda de publicidade para aplicativos de terceiros, com cobrança por instalação (CPI), como já fazem outras redes sociais. Por enquanto, contudo, a empresa está vendendo publicidade apenas nos EUA e para marcas selecionadas, controlando com cuidado a experiência do usuário. Ainda não está definido quando acontecerá a expansão para outros mercados, conforme ressaltou o country manager do Pinterest no Brasil, Ricardo Sangion, em entrevista publicada esta semana em MOBILE TIME.