Popular player de vídeos para desktops, o VLC ganhou nesta sexta-feira, 27, uma atualização massiva para todas as plataformas, incluindo em sua versão móvel para Android, iOS e Windows Phone. Para o sistema da Apple, por sinal, o aplicativo retorna após um período de ausência desde setembro, quando ocorreu o lançamento da versão 8.0 do sistema, o que ocasionou a retirada da App Store supostamente por problemas de compatibilidade.
Por algum motivo, no entanto, o Google Play do Brasil não exibe o aplicativo em sua versão final (1.1.0). Se tentar com o link direto da loja norte-americana, o app aparece como incompatível para diversos aparelhos Android tentados, incluindo dispositivos com as versões do sistema KitKat e Lollipop. Na página da desenvolvedora VideoLAN, o aplicativo listado para Android ainda é a versão beta (0.9.10), que pode ser baixada clicando aqui.
De forma semelhante, a versão para iPhone e iPad (2.4.1) não aparece na App Store brasileira. Porém, a versão do app mais recente aparece na versão norte-americana da loja – para baixar, é necessária uma conta dos Estados Unidos.
Procurada por esta reportagem, até as 16h15 desta sexta-feira, a VideoLAN não retornou pedidos de explicações sobre a ausência do programa nas lojas do Google e da Apple no País. A versão para Windows Phone, ainda em versão beta pública (1.1.0), aparece normalmente na loja brasileira e pode ser baixada clicando aqui.
A promessa da VideoLAN é de implantações como aceleração por hardware no Android, suporte para mais formatos de codecs de vídeo, download de legendas e correções. O programa também foi atualizado em suas versões de dekstop (Windows e Mac OS/X), além de ganhar uma versão beta para Android TV. A companhia também promete para até o final do ano a versão 3.0 do programa, que finalmente trará compatibilidade parcial com o Chromecast, o dongle do Google com recursos de smarTV.