Snapchat é o aplicativo de mensagens que mais cresce entre os jovens do mundo todo. Sob o lema de que o que importa é o momento, chamou a atenção no lançamento em 2011 pela característica de não armazenar o histórico de fotos e vídeos. Imagem visualizada É igual a mensagem excluída. Desde então alguns novos recursos foram incorporados e hoje a experiência de uso é bastante interessante.

Os snaps, como são chamadas as mensagens, contam com o recurso de chat em tempo real e troca de texto, além das fotos e vídeos. Além disso, podem ser incluídos na sessão "Minha história", uma coleção de snaps que fica disponível por 24h para o mundo, sua rede de contatos ou apenas alguns amigos. Tudo configurado através das opções de privacidade. Em fotos e vídeos é possível incluir legendas, filtros e também realizar intervenções artísticas utilizando a ferramenta de desenho. Um prato cheio para os mais de 30 milhões de imaginativos.

E é aqui que a brincadeira começa a ficar interessante. Somando o recurso "Minha história" com a ferramenta de desenho é possível soltar a criatividade e montar pequenas histórias. Na última semana um americano resolveu fazer seu currículo  e se candidatar a uma vaga para o próprio Snapchat.

Usuários famosos como Casey Neistat (caseyneistat) promovem grandes encontros, e Madonna realizou o pré-lançamento do seu último video clipe Living for Love na plataforma. E algumas marcas já começam a aproveitar a influência entre os jovens para lançar campanhas customizadas. Jerome Jarre (jeromejarre), uma das personalidades do Snapchat, anunciou no fim de semana, direto de Hong Kong, o #pepsichallenge, onde cada postagem no Twitter com a hashtag resulta em uma doação feita pela marca. Isso depois de ter publicado uma história onde desafiava seus seguidores do Snapchat a encontrarem garrafas de Pepsi espalhadas em pontos estratégicos e se reunissem em um ponto de encontro. Sem contar a web-série produzida pelo Snapchat e escrita pela filha de Spielberg e John Goldwing.

Junto às histórias da sua rede de contatos também está a sessão "Live" onde é possível viver a experiência de alguns eventos como festa de ano novo, Oscar, ano novo chinês e diversas competições esportivas. Um time de editores do Snapchat faz a curadoria de snaps de vários usuários presentes, por meio de geolocalização, e monta uma história que pode ser visualizada por qualquer usuário em qualquer lugar do mundo. Viver a notícia em tempo real.

E um dos últimos recursos lançados foi Discover, onde alguns veículos disponibilizam snaps personalizados com conteúdos diversos atualizados a cada 24h. Formato certeiro para atingir a nova geração e leitores multitelas e que perdem interesse por formatos mais tradicionais.

A participação do Brasil na plataforma ainda é tímida, mas certamente não vai demorar muito para os jovens (ou não tão jovens como eu) curtirem a experiência.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!