O relógio inteligente da Apple, cuja pré-venda começa na próxima sexta-feira, 10, nos EUA, contará com uma função inédita entre outros smartwatches disponíveis no mercado: o envio de uma leve cutucada para outra pessoa que também esteja com o acessório no pulso. Bastará selecionar o contato e escolher a opção "digital touch" (ou "toque digital"). Então, dando-se um ou mais toques na tela o amigo sentirá as cutucadas em seu pulso. Na mesma tela, é possível fazer um desenho com o dedo, que será enviado para o contato. E se o usuário repousar dois dedos sobre o relógio, enviará seu batimento cardíaco.

As novidades foram apresentadas em um vídeo enviado pela empresa nos últimos dias para a toda a sua base de consumidores com email cadastrado. Trata-se de uma série de vídeos tutoriais com as principais funções do produto.

Outro diferencial do Apple Watch é a "digital crown" (ou "coroa digital"), um botão lateral que permite dar zoom e rolar a tela sem precisar tocá-la com o dedo tampando o conteúdo. Há ainda outro botão lateral, logo abaixo da coroa digital, que dá acesso rápido aos 12 contatos mais frequentes do usuário. Na tela, são exibidas as iniciais de cada um. Basta clicar sobre as iniciais para ver a foto da pessoa e, em seguida, escolher entre ligar, enviar mensagem ou toque digital.

O mostrador pode ser personalizado, escolhendo-se diversos templates que podem ser customizandos, inclusive com a escolha de widgets com dados em tempo real sobre o clima, calendário, fases da lua, dentre outros.

Análise

As opções de "toque digital" (cutucada, batimento cardíaco e rascunho) podem parecer uma futilidade à primeira vista, mas têm tudo para se tornarem uma febre. Basta ver o sucesso de coisas parecidas nos últimos anos, como o aplicativo "Yo", que conquistou milhões de usuários mundo afora com a simples proposta de mandar uma mensagem escrito "Yo", ou a a cutucada dentro do Facebook.

O sucesso dos emojis (aqueles desenhos em apps de mensagens instantâneas) também podem indicar que a funcionalidade de envio de um rascunho pode vir a dar certo. Não seria estranho se a Apple lançar, mais cedo ou mais tarde, um menu com emojis prontos para servem enviados através do relógio, pelo "toque digital".

Já o envio do batimento do coração é algo que vai se limitar aos casais apaixonados… ou para gente em pleno ataque cardíaco.