As duas maiores lojas de aplicativos móveis do mundo estão seguindo em direções opostas. A Google Play está aumentando a diferença em relação à App Store em volume de downloads, enquanto a distância a favor da loja da Apple em receita voltou a crescer no primeiro trimestre deste ano, revela relatório da App Annie.
O volume de downloads registrados na Google Play entre janeiro e março deste ano no mundo foi aproximadamente 70% maior que aquele da App Store. No terceiro trimestre do ano passado, a diferença era de 60%. Enquanto isso, a receita gerada pela App Store entre janeiro e março deste ano foi 70% maior que aquela da Google Play. E no terceiro trimestre a diferença era de 60% a favor da loja da Apple.
O distanciamento da Google Play em quantidade de downloads já vinha acontecendo e está relacionado à forte presença do Android em mercados emergentes, onde a população está trocando seus feature phones por smartphones. Porém, o aumento da distância em receita da App Store é uma mudança de rumo, pois até o quarto trimestre do ano passado a Google Play vinha se aproximando e reduzindo a diferença. A guinada pode estar relacionada ao sucesso do iPhone 6 e 6 Plus, que provavelmente incentivou os usuários a comprarem mais apps.
China e México
O relatório da App Annie destaca também o fato de a China ter ultrapassado os EUA e se tornado o mercado líder em downloads em iOS no primeiro trimestre. Porém, em receita na loja da Apple, os EUA mantiveram-se no primeiro lugar, seguidos por Japão, China, Reino Unido e Austrália.
Outro destaque foi a entrada do México na lista dos cinco países que mais geram downloads na Google Play, agora em quinto lugar, ultrapassando a Coreia do Sul. A liderança continua com os EUA, seguidos por Brasil, Índia e Rússia. A China não aparece porque a Google Play não opera naquele país, onde os downloads em Android são feitos em diversas lojas independentes que não são monitoradas pela App Annie. Em receita na Google Play, o top 5 tem a seguinte ordem: Japão, EUA, Coreia do Sul, Alemanha e Tailândia.