A Pagtel projeta transacionar R$ 160 milhões via celular este ano, o que representa um crescimento de 40% em relação ao ano passado, quando registrou R$ 115 milhões em sua plataforma. A empresa é especializada na venda de recarga para pré-pagos através de URAs, com pagamento via cartão de crédito. Esse canal representa entre 80% e 85% do volume transacionado pela empresa. Hoje, a Pagtel vende recargas para clientes da Vivo, da Algar e da Nextel. Além da URA, utiliza também o SMS e a web como canais de venda.
Atualmente, conta com 5 milhões de pessoas cadastradas em sua plataforma. O maior desafio da empresa é fidelizar esse cliente estimulá-lo a continuar usando seus canais de recarga, explica o diretor de marketing e produtos da Pagtel, Felipe Lessa. Para tanto, a companhia adota campanhas de mobile marketing via SMS, aproveitando o conhecimento que tem do comportamento do cliente, como a frequência e o valor que costuma recarregar. Além disso, a empresa começou a realizar campanhas regionais de estímulo à recarga, com mensagens temáticas que têm como gancho datas festivas, como o São João no Nordeste, por exemplo, ou a Oktoberfest em Santa Catarina.
Paralelamente, a Pagtel vem trabalhando na diversificação dos produtos vendidos através de sua plataforma. Há testes em curso para a venda de microsseguros e ingressos por meio de URA, e também de produtos variados para delivery.
Competição com apps
Sobre a competição com apps das próprias operadoras que oferecem recarga com pagamento via cartão de crédito, Lessa comenta: "Acho que existe espaço para todos os canais. Apesar da popularização dos apps, ainda há clientes que preferem ligar para comprar uma recarga, talvez por estarem em uma área sem 3G ou Wi-Fi. Não acredito que um canal vá matar o outro, embora exista, claro, uma competição entre eles. A URA é mais prática que a banca de jornal e nem por isso matou a banca de jornal."