O PayPal está negociando a integração de sua plataforma de pagamento dentro de mais de dez apps brasileiros. A expectativa é de que os projetos entrem no ar ao longo de 2015 e 2016, informa Gabriela Szprinc, responsável pela área de pequenas e médias empresas da PayPal no Brasil.
A ideia é seguir o mesmo modelo adotado com sucesso no aplicativo de chamada de táxis 99Taxis, em que o usuário precisa informar apenas uma vez o seu login e senha e depois cada corrida é paga via PayPal digitando somente os três primeiros dígitos do CPF. Esse tipo de transação pré-aprovada é chamada pelo PayPal de "reference transaction". Sua grande vantagem é funcionar offline. Ou seja, no caso do 99Taxis, por exemplo, o taxista não precisa estar em uma área com acesso à Internet no momento do pagamento, no fim da corrida.
Além do 99Taxis, a PayPal também já fechou um acordo para integrar sua plataforma nos aplicativos dos shoppings do grupo Iguatemi, em São Paulo, como forma de pagamento de estacionamento pelos consumidores.
Segundo Gabriela, a integração da plataforma da PayPal a um aplicativo pode levar de um a seis meses, dependendo da complexidade. Mas já houve casos de implementação em tempo recorde, em apenas 15 dias. A executiva ressalta que a segurança é um dos diferenciais do PayPal, mas sem perder de vista a conveniência.
Atualmente 12 milhões de transações são feitas por dia no mundo através de PayPal. No Brasil, mais de 90 mil empresas e profissionais liberais aceitam pagamento via PayPal.
O case de integração do PayPal no 99Taxis foi vencedor na escolha do júri na categoria Mobile Cash no Prêmio Oi Tela Viva Móvel deste ano.