Plataformas de pagamentos móveis estão ficando comuns e várias empresas têm desenvolvidos suas soluções. A Amdocs, empresa de desenvolvimento de soluções de TI para empresas de telecomunicações, também está apostando nessa oportunidade, sobretudo na América Latina, onde há um grande número de usuários sem acesso à rede bancária tradicional, mas que são usuários de celulares. A novidade do sistema da Amdocs, que é uma plataforma white-label que a operadora ou um agente financeiro pode atodar pronta, é o sistema de autenticação. Em vez de NFC ou comunicação pela rede de dados, uma das formas usadas pela plataforma da Amdocs é o ultrassom. O computador do ponto de venda, dotado apenas de uma caixa de som, emite uma frequência de som superelevada que é captada pelo celular do cliente e por onde a informação validando a transação é realizada. A tecnologia, desenvolvida pela empresa israelense DOV-e, tem como vantagem o fato de que o custo, para o ponto de venda, é muito mais baixo, já que qualquer tablet, celular ou computador com uma caixa de som pode realizar a autenticação, e o celular não precisa ter NFC, bluetooth ou sequer estar conectado no momento da transação.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!