Na década de 80, um dos jogos mais famosos do Atari se chamava Frogger. Nele, o jogador comandava um sapo que precisava atravessar rodovias movimentadas sem ser atropelado. Salte três décadas e encontramos nos celulares o Crossy Road (Android, iOS), uma espécie de bisneto do Frogger. Em vez de um sapo, o jogador reencarna em uma galinha que precisa atravessar com cuidado rodovias, rios e linhas de trem. Tal como na publicidade, em videogames nada se cria, tudo se copia. Ou se transforma. No caso de Crossy Road, para melhor, sem dúvida.
É um jogo casual e extremamente viciante. Cada partida dura poucos minutos, às vezes segundos. E logo dá vontade de começar de novo para tentar chegar mais longe. Os pontos são contados a cada salto à frente dado pela galinha. É possível jogar com a tela na vertical ou na horizontal e a estratégia muda bastante dependendo da escolha: na vertical há mais tempo para pensar e avançar, mas pouca visibilidade dos carros que atravessam a pista; enquanto com a tela na horizontal é o contrário. Consegui avançar mais jogando com a tela na horizontal.
O visual é estiloso e propositalmente pixelado – talvez em homenagem a Frogger e tantos outros jogos similares que existiram no passado dos videogames? A trilha sonora é simples, mas divertida. A galinha pia a cada salto.
Há vendas in-app, mas dá para se divertir bastante com a versão gratuita. Crossy Road é um bom companheiro para breves momentos de ócio ao longo do dia.
Link para download na App Store
Link para download na Google Play