A comercialização de tablets white-box com a função de fazer ligação (produtos de entrada e com marcas pouco conhecidas) sofreu uma queda de 15% em 2015, em relação ao segundo trimestre do ano anterior, de acordo com pesquisa da Digitimes Research. No relatório da consultoria, o Brasil é apontado como um dos principais motivadores do recuo.

Regiões como Brasil e o Sudeste Asiático estão demandando mais smartphones com telas de 5.5 ou 6 polegadas, os phablets, no lugar dos tablets com a função telefônica a partir de 7 polegadas. Além disso, os principais mercados dos tablets de entrada estão passando por um momeneto econômico turbulento, como Rússia, Leste Europeu e América Latina.

Outro fator é o aumento da competição com fabricantes de smartphones da China expandindo seus negócios para outros locais. Dentre os exemplos citados, as chinesas TCL e Huawei estariam “canibalizando” os mercados com suas linhas de tablets através de canais de venda, e com mais qualidade no pós-venda. Em uma estimativa, o Digitimes aponta que a TCL enviou 3 milhões de tablets para a América Latina, e a Huawei, 1 milhão de unidades à Europa.

 

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