A App Annie, empresa cuja ferramenta homônima ajuda desenvolvedores a acompanhar a performance de seus aplicativos em quantidade de downloads e receita em cinco lojas de aplicativos e várias redes de publicidade móvel, acrescentou uma funcionalidade em seu painel para monitorar a utilização de aplicativos. A ferramenta, chamada In-App Analytics, permite ao desenvolvedor acompanhar os seguintes dados para cada um de seus aplicativos publicados: total de sessões; total de tempo; quantidade média de sessões por usuário por dia, semana ou mês; duração média de cada sessão; número de usuários únicos ativos por dia, semana ou mês. Para ter acesso à nova ferramenta, o desenvolvedor precisa associar o Google Analytics à sua conta na App Annie.

De acordo com a empresa, a nova ferramenta permite ao desenvolvedor responder perguntas como: A retenção em meu novo app está tão boa quanto aquela do anterior?; Minha nova estratégia de notificações está surtindo algum efeito sobre a quantidade de usuários por dia ou sobre a duração das sessões?; Meus usuários de Android são mais ou menos engajados que aqueles de iOS?; Qual foi o efeito da minha última atualização sobre o engajamento de meus usuários?

A proposta da App Annie é prover em um único painel o acesso simplificado a dados de cinco grandes lojas de aplicativos (App Store, Google Play, Amazon App Store, Windows Store e Windows Phone Store), junto com os de 35 plataformas de publicidade móvel. Para tanto, os desenvolvedores precisam informar suas senhas de acesso para cada uma delas. Na prática, a App Annie funciona como um agregador de painéis de controle de apps. Mais de 700 mil apps são gerenciados pela plataforma.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!