O volume de tablets enviados pelos fabricantes para o varejo mundial no segundo trimestre caiu 7% em comparação com o mesmo período do ano passado, baixando de 48 para 44,7 milhões de unidades, aponta levantamento feito pela IDC. As principais razões para a queda são o ciclo de vida longo do produto, a competição com phablets (smartphones com tela grande) e a falta de inovação em novos modelos da categoria, listam os analistas da consultoria.

Apple e Samsung continuam dominando esse segmento, mas ambos reduziram seu volume de unidades distribuídas ao varejo e perderam market share em 12 meses. A Apple enviou 10,9 milhões de unidades, o que representa queda de 17,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Seu market share, consequentemente, caiu de 27,7% para 24,5%. A Samsung, por sua vez, diminuiu em 12% o seu abastecimento, com 7,6 milhões de unidades no segundo trimestre, o que levou seu market share a baixar de 18% para 17%. Por outro lado, Lenovo, Huawei e LG aumentaram seus volumes de vendas e ganharam participação no mercado de tablets. As três responderam por 5,7%, 3,7% e 3,6% de market share, respectivamente, entre abril e junho. O restante do mercado de tablets (45,6%) está pulverizado nas mãos de outros fabricantes (veja tabela abaixo).

Fabricante

Unidades distribuídas no 2T15

Market Share

no 2T15

Unidades distribuídas no 2T14

Market Share

no 2T14

Crescimento anual

1. Apple

10.9

24.5%

13.3

27.7%

-17.9%

2. Samsung

7.6

17.0%

8.6

18.0%

-12.0%

3. Lenovo

2.5

5.7%

2.4

4.9%

6.8%

4. Huawei

1.6

3.7%

0.8

1.7%

103.6%

4. LG Electronics

1.6

3.6%

0.5

1.0%

246.4%

Others

20.4

45.6%

22.4

46.7%

-9.3%

Total

44.7

100.0%

48.0

100.0%

-7.0%

Fonte: IDC

 

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