O Groupon realizou uma pesquisa com 6 mil usuários de seus serviços em cinco países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México) para avaliar o comportamento deles em compras on-line. Uma das perguntas pedia para o entrevistado indicar qual aparelho ele utiliza para e-commerce: computador, tablet ou celular/smartphone. O Brasil foi o mercado com a maior proporção de pessoas usando o smartphone para compras: 20,6%. A média da pesquisa foi de 15%. Nos demais países as proporções do mobile foram: Argentina (8%), Chile (12,8%), Colômbia (17,2%) e México (19,7%).

O computador foi apontado como o principal meio para e-commerce em todos os mercados. No Brasil, 73,8% responderam que compram pelo computador e apenas 5,6%, pelo tablet.

Cabe ressaltar que a pesquisa permitia apenas uma resposta. Então, se alguém realiza compras por mais de um desses canais, precisou escolher apenas um na pesquisa, provavelmente o principal. Logo, os percentuais registrados de penetração de m-commerce podem estar subestimados. Possivelmente, há mais gente usando o celular para compras em todos os mercados pesquisados.

De qualquer forma, a liderança do Brasil pode ser explicada pela baixa penetração de banda larga fixa no País, aquém da Argentina e do Chile, por exemplo. Por isso, muitos brasileiros acabam fazendo compras pelo celular porque simplesmente não têm acesso a um computador conectado à Internet.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!