A Sony, fabricante japonesa de eletrônicos, fechou o primeiro trimestre do ano fiscal de 2015, encerrado em 30 de junho, com lucro líquido de 82,4 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 665,1 milhões), alta de 207% ante um lucro de 26,8 bilhões de ienes (US$ 216,3 milhões) registrado no mesmo período do exercício fiscal anterior. Já a receita operacional e de vendas permaneceu estável na mesma comparação, totalizando 1,8 trilhão de ienes (US$ 14,5 bilhões).

A empresa atribui o resultado a uma queda nas vendas dos segmentos de mobilidade e comunicações, cuja receita recuou 16%, para 280,5 bilhões de ienes (US$ 2,2 bilhões), por conta do recuo nas vendas de smartphones, e do segmento de home entertainment e som, com receita de 253,1 bilhões de ienes (US$ 2 bilhões) e queda de 13%, em razão do declínio nas vendas de TVs LCD.

Outra divisão que teve recuo na receita no primeiro trimestre fiscal foi a Sony Pictures — que compreende a produção e distribuição de filmes. A receita do segmento caiu 12%, para 171,5 bilhões de ienes (US$ 1,4 bilhão).

Por outro lado, outros segmentos da empresa registraram crescimento na receita na comparação com o exercício fiscal anterior, como foi o caso de dispositivos, que inclui semicondutores e componentes, cuja receita somou 237,9 bilhões de ienes (US$ 1,9 bilhão), alta de 35%, em razão a forte demanda por sensores de imagens para smartphones.

A expansão também pode ser vista na receita com jogos, que cresceu 12% em relação ao primeiro trimestre do ano fiscal de 2014, totalizando 288,6 bilhões de ienes (US$ 2,3 bilhões), devido às fortes vendas do Playstation 4, assim como no setor de música, que somou receita de 130,2 bilhões de ienes (US$ 1 bilhão), aumento de 8%; o de serviços financeiros, que cresceu 13%, para 279,4 bilhões de ienes (US$ 2,2 bilhões) e o de produtos e soluções de imagem, que expandiu 3% e somou 170,4 bilhões de ienes (US$ 1,3 bilhão).

 

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