A Apple ganhou market share na venda de smartphones nos cinco maiores mercados da Europa (Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha) nos últimos 12 meses, segundo relatório da Kantar Worldpanel. A companhia norte-americana dos smartphones iPhone 6 e iPhone 6 Plus teve aumento de 2,1 pontos percentuais em sua participação de mercado em um ano e atingiu a fatia de 17,5% no segundo trimestre de 2015 – um ano antes, a empresa possuía 15,3% de share.

Segundo o diretor responsável pela pesquisa Kantar Worldpanel ComTech Europe, Dominic Sunnebo, o motivo para o crescimento do iOS no território europeu – além dos handsets Apple com tela grande – é a lista de fatores como “confiabilidade, durabilidade e a qualidade dos materiais”.

Por outro lado, o Android, principal rival da Apple e líder em softwares para dispositivos móveis na região e no mundo, perdeu 2,5 pontos percentuais na região, caindo para 71,3% no último trimestre, ante 73,8% de 2014. Uma das principais quedas do sistema do gigante da interne foi na Alemanha, onde perdeu 6,2 pontos percentuais.

Consolidação nos EUA

Enquanto isso, nos EUA, o Android lidera com uma diferença menor para o iOS em participação nas vendas do segundo trimestre: 66% contra 30,5%. O relatório da Kantar indica uma tendência de consolidação do universo Android nos EUA entre duas fabricantes sul-coreanas: Samsung e LG. As duas responderam por  78% das vendas de smartphones com Android no segundo trimestre naquele país.

Embora não tenha aparecido com destaque em índices mundiais como a pesquisa da IDC, a Kantar aponta a LG como o principal “sucesso” do período. Além de dobrar sua participação no mercado norte-americano, a empresa do LG G4 conseguiu atrair mais compradores de handsets em sua 'primeira viagem' que a sua compatriota.

Expansão na Ásia e novas marcas

Outro ponto abordado pela pesquisa é o crescimento de marcas chinesas em seu país de origem, em especial, Huawei e Xiaomi. Com quase 80% do mercado dominado pelo Android, as duas companhias utilizam a adoção do sistema pelos jovens chineses para vender seus aparelhos neste nicho.

O destaque deste trimestre foi a linha Honor da Huawei, que conseguiu colocar três smartphones (Honor 4X, Honor 6 e Honor 6 Plus) entre os dez mais populares da China. A Meizu, outra companhia chinesa, teve um crescimento de 700% na comparação entre o segundo trimestre de 2014 e 2015. Por outro lado, a tradicional Lenovo/Motorola apresentou queda nas vendas na China.

Os analistas da Kantar explica que o mercado de smartphones Android dá oportunidades e facilidades para novas empresas entrarem. Como exemplos recentes, temos os smartphones da Commodore (PCs), da Kodak (câmeras) e mais recentemente da Marshall (amplificadores). Mas os analistas ressaltam que “entrar no mercado é fácil, o difícil é lucrar”.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!